domingo, 18 de agosto de 2013

GAAA apoia evento do SindJor/RS em parceria com a Fundação Cultural Palmares

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, que em 2013 completa 25 anos, no dia 25 de setembro., o ciclo de palestras “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras”. O GAAA é apoiador da iniciativa.

O evento integra o roteiro nacional organizado pela Fundação Palmares denominado “Cultura Afro-brasileira: nosso patrimônio”, que objetiva divulgar a riqueza e a diversidade da cultura da população negra, destacando os aspectos culturais do Estatuto da Igualdade Racial, criado através da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.
A programação também visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. O ciclo de palestras, além de Porto Alegre, se estende por Brasília, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo e culminará com uma publicação.
O Ciclo integra as comemorações do mês de aniversário de 71 anos do SindJor/RS e será executada pelo Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros, que discute as questões étnico-raciais e a invisibilidade da população negra na mídia.

“A escolha do sindicato para promover o Ciclo no Rio Grande do Sul nos deixa muito orgulhosos. Entendemos que é um reconhecimento ao trabalho árduo que o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros faz, há mais de dez anos, no Estado”, explica Jeanice Dias Ramos, uma das coordenadoras do Núcleo.
Na realização do evento, o Sindicato dos Jornalistas/RS conta com o apoio da FATO (Faculdades Monteiro Lobato), CODENE (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul), Conselho Municipal do Povo Negro, COPIR (Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial do RS),  Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA) e CEPPIR–GHC (Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição).
Inscrições - Em Porto Alegre, o Ciclo de Palestras abre suas inscrições, com 150 vagas, no dia 2 de setembro. As solicitações devem ser encaminhadas, via email, à secretaria do Sindicato: secretaria@jornalistasrs.org. O evento é aberto a jornalistas, universitários, estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados nas culturas negras. Mais informações pelos fones (51) 3228-8146; 3226-0669 ou 3226-1735, com Mara Santos.

Palestrante - O palestrante das “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras” será Jessé Oliveira, fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta, mestrando em Teatro e formado em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. Ele é professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato – FATO. Desde 2006 produz e coordena o “Encontro de Arte de Matriz Africana que anualmente traz espetáculos e painelistas de todo o Brasil e América Latina. Atualmente integra o Conselho Gestor do Centro Cultural Companhia de Arte. E tem em seu currículo, a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música.

Local e programação - O ciclo de palestras será realizado no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, Rua dos Andradas, 1180 – Centro Histórico – Porto Alegre. A atividade será das 14h às 18h, com a seguinte programação:
14 h- Mesa de abertura
14h30min - Palestra de Jessé Oliveira
15h30min- Debate
16h30min- Coffee-breack
18 horas - Encerramento


Nenhum comentário:

Postar um comentário