quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rafaela Silva

Mundial de Judô: Rafaela Silva vence americana e se torna a primeira mulher a ganhar ouro pelo Brasil na história da competição. 

Emocionada, judoca diz que a vitória é resposta às criticas após a Olimpíada de Londres:http://ow.ly/omgOb 

(Foto: Daniel Ramalho / Terra)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Egito

Conheça Heracleion – A cidade egípcia perdida há 1.200 anos
Uma cidade cercada por mitos, engolida pelo Mar Mediterrâneo e enterrada na areia e na lama por mais de 1.200 anos. Mas agora, arqueólogos estão escavando os mistérios de Heracleion, descobrindo artefatos surpreendentemente bem preservados que contam uma vibrante história de uma era clássica.


Conhecida como Heracleion para os antigos gregos e Thonis para os egípcios, a cidade foi redescoberta em 2000 pelo arqueólogo subaquático francês Franck Dr. Goddio e uma equipe do Instituto Europeu de Arqueologia Marítima (IEASM) após um levantamento geofísico que durou quatro anos. As ruínas da cidade perdida foram encontradas à 30 pés abaixo da superfície do mar Mediterrâneo em Aboukir Bay, perto de Alexandria.

Um novo documentário destaca as principais descobertas que têm sido encontradas em Thonis-Heracleion durante uma escavação de 13 anos. Emocionantes descobertas arqueológicas ajudam a descrever uma cidade antiga que não era apenas um centro vital de comércio internacional, mas, possivelmente, um importante centro religioso. Uma equipe de televisão utilizou dados das pesquisas arqueológicas para a construção de um modelo da cidade em 3D.



Leia mais em: http://www.zuti.com.br/conheca-heracleion-a-cidade-egipcia-perdida-a-1-200-anos/#ixzz2dDwrlBNa

domingo, 18 de agosto de 2013

GAAA apoia evento do SindJor/RS em parceria com a Fundação Cultural Palmares

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, em parceria com a Fundação Cultural Palmares, que em 2013 completa 25 anos, no dia 25 de setembro., o ciclo de palestras “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras”. O GAAA é apoiador da iniciativa.

O evento integra o roteiro nacional organizado pela Fundação Palmares denominado “Cultura Afro-brasileira: nosso patrimônio”, que objetiva divulgar a riqueza e a diversidade da cultura da população negra, destacando os aspectos culturais do Estatuto da Igualdade Racial, criado através da Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010.
A programação também visa chamar a atenção para o cumprimento da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. O ciclo de palestras, além de Porto Alegre, se estende por Brasília, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo e culminará com uma publicação.
O Ciclo integra as comemorações do mês de aniversário de 71 anos do SindJor/RS e será executada pelo Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros, que discute as questões étnico-raciais e a invisibilidade da população negra na mídia.

“A escolha do sindicato para promover o Ciclo no Rio Grande do Sul nos deixa muito orgulhosos. Entendemos que é um reconhecimento ao trabalho árduo que o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros faz, há mais de dez anos, no Estado”, explica Jeanice Dias Ramos, uma das coordenadoras do Núcleo.
Na realização do evento, o Sindicato dos Jornalistas/RS conta com o apoio da FATO (Faculdades Monteiro Lobato), CODENE (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul), Conselho Municipal do Povo Negro, COPIR (Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial do RS),  Sempre Mulher – Instituto de Pesquisa e Intervenção sobre Relações Raciais, Grupo de Ação Afirmativa Afrodescendente (GAAA) e CEPPIR–GHC (Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição).
Inscrições - Em Porto Alegre, o Ciclo de Palestras abre suas inscrições, com 150 vagas, no dia 2 de setembro. As solicitações devem ser encaminhadas, via email, à secretaria do Sindicato: secretaria@jornalistasrs.org. O evento é aberto a jornalistas, universitários, estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados nas culturas negras. Mais informações pelos fones (51) 3228-8146; 3226-0669 ou 3226-1735, com Mara Santos.

Palestrante - O palestrante das “Manifestações afro-gaúchas e a dinamização das culturas negras” será Jessé Oliveira, fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta, mestrando em Teatro e formado em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. Ele é professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato – FATO. Desde 2006 produz e coordena o “Encontro de Arte de Matriz Africana que anualmente traz espetáculos e painelistas de todo o Brasil e América Latina. Atualmente integra o Conselho Gestor do Centro Cultural Companhia de Arte. E tem em seu currículo, a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música.

Local e programação - O ciclo de palestras será realizado no auditório da Faculdade Monteiro Lobato, Rua dos Andradas, 1180 – Centro Histórico – Porto Alegre. A atividade será das 14h às 18h, com a seguinte programação:
14 h- Mesa de abertura
14h30min - Palestra de Jessé Oliveira
15h30min- Debate
16h30min- Coffee-breack
18 horas - Encerramento


krudas cubensi (playlist)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BRICK VILA BARRACÃO

BRICK VILA BARRACÃO – 24/08/2013
A Vila Barracão da mais um passo em seu trabalho de construção social em sua comunidade, mas para isso precisamos da contribuição da sociedade em geral, pois estamos programando entre uma de nossas ações deste dia, um Brick onde revenderemos os produtos doados a preços acessíveis a nossa comunidade, e o valor arrecadado se revertera para a reforma do prédio da Associação. Com isso solicitamos a todos que tenham algo sobrando, em suas casas que doem para quem precisa ajudando a uma comunidade carente e uma associação a se manter com seus projetos de trazer a cidadania aos jovens.
Contato: Gilberto Souza Gilberto Soares
Coordenador GAAA Secretario CNAB

85278943 - 81339313 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Foto: Getty Images
Conheça alguns dos povos indígenas do Brasil Foto: Getty Images
Conheça alguns dos povos indígenas do Brasil
​Ainda que os povos indígenas estejam presentes em quase todos os Estados brasileiros - à exceção de Piauí e Rio Grande do Norte -, é possível morar no Brasil e nunca ter encontrado um índio. A concentração maior está nas regiões Norte e Centro-Oeste. De acordo com informações do Censo 2010, cerca de 0,4% da população brasileira é formada por índios, um total de 800 mil vivendo no País.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 225 povos indígenas, além de referências de 70 tribos vivendo em locais isolados e que ainda não foram contatadas. Um dos maiores povos indígenas existentes no Brasil é o Guarani.