sexta-feira, 26 de abril de 2013

Museu Afro


A ministra da Cultura Marta Suplicy participou na manhã deste sábado (20), no Rio de Janeiro, de reunião com o grupo interdisciplinar que discute a contextualização e concepção do Museu de Memória e Cultura Afrodescendente, que será construído em Brasília.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, e o professor embaixador Alberto da Costa e Silva (à esquerda e direita da ministra Marta Suplicy na foto ao lado) fazem parte deste grupo composto por historiadores, sociólogos, artistas plásticos, museólogos, arquitetos, engenheiros e educadores. Manolo explica que ainda serão realizadas reuniões com especialistas de diversas áreas e representantes de movimentos sociais antes da concepção do projeto final.

O museu contará a história do negro no Brasil e de sua contribuição para a formação da nossa identidade. Dos 10 milhões de negros escravizados, cinco milhões vieram para o nosso país. "Nossa cultura é negra, somos 53% de afrodescendentes no Brasil e precisamos contar essa história. Temos o sofrimento da escravidão, mas por outro lado também temos o reconhecimento da nossa formação como nação, é um resgate dessa influência e da autoestima", defendeu a ministra.

Referência
Um dos objetivos é fazer do museu um centro de referência nacional e internacional para pesquisadores sobre a cultura afro-brasileira. Além disso, outra ideia apresentada pelo grupo à ministra Marta Suplicy é de que o museu promova constantes parcerias com outros memoriais de todo mundo para intercâmbio de acervos e experiências.

O museu contará com recursos tecnológicos que possibilitarão aos visitantes uma experiência diferenciada; intensa utilização de elementos de multimídia e ferramentas para uso de conteúdo virtual. Recentemente, a ministra da Cultura foi aos Estados Unidos para estudar experiências norte-americanas bem-sucedidas na instalação de museus.

A construção do museu será feita em área nobre de Brasília, no Lago Sul, terreno que pertence atualmente à Fundação Cultural Palmares.

Texto: Ascom MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário