sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROJETO SEMEAR



CONSCIÊNCIA NEGRA
Projeto Semear - Manifestação Cultural e Pedagógica

                   Tendo como objetivo, reunir expressões que se destinam a identificar e aproximar o publico das manifestações culturais e das mais diversas ramificações de matriz Africana, mostrando com maior abrangência, para aqueles que desconhecem ou que desejam ampliar seus conhecimentos, sendo este realizado na semana da consciência negra em Novembro de 2010 com  oficinas de preparação  que se desenvolverão  no decorrer do ano.
                               Compartilhando assim, conhecimentos e experiências, com a intenção de formar, informar e colaborar para o processo de aceitação da identidade negra, a partir do público infantil e adolescente, para que este influencie diretamente em seu cotidiano  enquanto cidadão. Desenvolvendo e aprimorando o senso estético e espírito critico, bem como valores de liberdade e  solidariedade inerentes a formação social.
                  Sendo que para isso a associação conta com a experiência e a participações de seus responsáveis em vários projetos, exposições, bem como cursos e oficinas específicas.                

Akoberè = Início

                   Tendo em vista, que para a concretização do projeto, precisamos plantar as sementes  entre este publico em foco com ações afirmativas com a idéia de um preceito étnico, com isso enaltecendo o caráter, formando a personalidade e inclusão social.
                     Usando para isso a criatividade desta comunidade, num trabalho coletivo e de responsabilidade gerando assim jovens que espalharão e divulgarão  estes preceitos  usando para isso nortearemos com os fundamentos básicos  e fundamentais das antigas  celebrações africanas durante as colheitas de seus primeiros frutos e já estes preceitos usados na celebração Kwanzaa, nos Estados Unidos  concebida pelo prof. Ativista negro Maulana Karenga onde organizou em torno das  5 atividades fundamentais  comum a celebração africana da colheita das primeiras frutas.
                       
                       1 - Reunião da família, de amigos a da comunidade.
                       2 - Reverencia ao criador e a criação, destacando a ação de graças e a reafirmação de compromissos de respeitar o ambiente e curar o mundo.
                       3 - A comemoração do passado honrado dos antepassados pelo aprendizado de suas lições e seguindo os exemplos das realizações históricas.
                       4 - A celebração do bem da vida, que é um conjunto de luta, realização, família, comunidade e cultura.
                       5 - A renovação dos compromissos, com idéias culturais mais altas da comunidade, como a verdade, justiça, respeito as pessoas e a natureza, o cuidado com os vulneráveis e anciões.
      
                 Com isso, celebraremos através de rituais, diálogos, narrativas, poesias, danças,cantos batucadas, exposições mostras e outras formas de festividades e  manifestações, e que  estas  atividades deve demonstrar o sete princípios:

*-  Unidade;
*-  Auto determinação;
*-  Trabalho coletivo;
*-  Responsabilidade;
*-  Propósito;
*-  Criatividade;
*-  Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário